segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

"Este Mundo Não É Para Crianças"




"Milhares recordam bebés assassinados
Mais de sete mil pessoas participaram numa marcha silenciosa em Termonde, Bélgica, numa homenagem às três vítimas mortais, entre as quais dois bebés, do ataque a uma creche feito por um jovem de 20 anos.
O cortejo, liderado por aproximadamente 150 jovens da região, partiu da igreja de Termonde e passou pela creche onde se desenrolou, sexta-feira, o drama que está a abalar a Bélgica.
Visivelmente transtornados pelo que aconteceu na pacata localidade, os manifestantes explicaram que as autoridades devem reflectir sobre o assunto, procurando que nada de semelhante aconteça novamente.
Um homem - que entretanto já foi detido pelas autoridades - entrou na creche de Termonde assassinando à facada dois bebés de 6 e 9 meses, uma empregada do infantário que tentou intervir e feriu dez outras crianças e dois adultos.
Entre as vítimas está uma bebé de quatro meses, filha de pais portugueses, que se encontra internada com ferimentos "muito graves". A menina está internada no hospital de Gent, a cerca de 50 quilómetros de Bruxelas, e foi operada devido a ferimentos muito graves, mas segundo os médicos não deverá correr perigo de vida.
Os pais da bebé emigraram para a Bélgica há já alguns anos, são comerciantes e estão, segundo a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, perfeitamente integrados na sociedade belga.
O homicida - cuja identidade não foi revelada pela Polícia - entrou no infantário maquilhado com o rosto branco e olhos pintados de preto. Depois do tresloucado acto, fugiu na bicicleta em que se transportara, sendo detido numa localidade próxima poucas horas depois.
Segundo as autoridades belgas, na altura da detenção, o homicida estava equipado para cometer uma "verdadeira carnificina", transportando três facas, um machado e um colete à prova de balas.
Quatro crianças e um adulto já deixaram o hospital, continuando hospitalizadas outras cinco vítimas, embora fora de perigo.
O móbil deste triplo assassínio, que revoltou a Bélgica, continua a ser desconhecido porque o seu autor, um rapaz de 20 anos, desempregado, se remeteu ao silêncio.
O jovem estava desempregado e vivia sozinho na aldeia de Sinaai, a oeste da cidade de Antuérpia. "

Sem comentários: