quinta-feira, 12 de março de 2009

Massacre na Alemanha




Tiroteio numa escola em Emsdetten


Um homem com o rosto coberto por uma máscara de gás e explosivos presos ao corpo invadiu uma escola alemã e disparou indiscriminadamente sobre estudantes e professores com uma arma de fogo. Fez 27 feridos, três dos quais jovens portugueses, e morreu em seguida. O incidente ocorreu pela manhã de ontem em Emsdetten, junto à fronteira com a Holanda. Entre as vítimas contam-se também um administrador da escola - o único caso considerado grave - vários polícias e uma professora grávida. Antes de cometer o crime, o jovem, de apenas 18 anos, anunciou tudo na Internet.

O pânico em Emsdetten - onde reside uma comunidade lusa com cerca de cem emigrantes - chegou ao fim com a intervenção rápida da polícia que, segundo o canal de notícias NTV, ainda tentou negociar tréguas com o assaltante, mas sem resultado. Por essa altura, Ana Maria Carvalho, mãe de uma das crianças, relatava aos microfones da Antena 1 a aflição que se vivia no centro desta localidade. «É a maior escola que temos aqui», explicava Ana Maria, com a certeza que a sua filha e a sua sobrinha estavam entre os reféns.

Uma hora e meia depois do início do assalto ao edifício (cerca das 08.30, em Lisboa), professores e alunos foram soltos, quando o jovem, rodeado pela polícia especial alemã, acabou morto. À hora do fecho desta edição, eram ainda contraditórias as circunstâncias da sua morte: se cometeu suicídio ou se foi abatido.

O agressor era um ex-aluno que tinha sido expulso da escola há cerca de um ano, viciado em jogos de guerra, vídeos de violência e fanático por armas de fogo, segundo foi descrito por alguns ex-colegas e como, aliás, o demonstram os vídeos amadores divulgados ontem pelo canal de televisão NTV, em que o ex-aluno realizava simulações virtuais de ataques com armas de fogo.

O ex-aluno também já era conhecido pela polícia alemã. Meses antes tinha sido apanhado na posse ilegal de uma arma e amanhã teria lugar a audiência em tribunal para conhecer a sentença.

Um crime anunciado na Net

As autoridades afirmaram que o ex-aluno terá premeditado o assalto e divulgado os seus planos numa página pessoal na Internet onde mostrava jogos de vídeo com a sua imagem em uniforme militar, em que dava um passeio virtual pela escola disparando indiscriminadamente uma metralhadora.

Também, nessa página - entretanto retirada da Internet - achou-se uma espécie de carta de despedida que dá fortes motivos para acreditar que o jovem actuou motivado pela vingança contra a sua antiga escola e devido aos fracassos pessoais. "Nesta escola deram-me a entender que sou um perdedor" (...) "O mundo inteiro está contra mim e não vale a pena lutar contra a corrente", são duas das frases que se podem ler nesta missiva pontuada de frustração. "Quando um homem sabe que a sorte o abandonou e que de dia para dia já não existem razões para viver, não há outra escolha senão desaparecer da vida", lê-se ainda nessa carta que, mais adiante, concluía: "Eu quero que o meu rosto fique marcado nas vossas memórias. Eu não quero continuar a fugir, eu quero dar o meu contributo para a revolução."

O caso de Emsdetten trouxe à memória de todos o massacre na escola de Erfurt, um dos episódios mais traumáticos na história da Alemanha do pós-guerra. Tudo aconteceu no Estado da Turingia, em Abril de 2002, quando o jovem Robert Steinhäuser, também um ex-aluno da escola local, matou a tiro 13 professores, dois estudantes e um polícia, para em seguir se suicidar.

Diário de noticias

2 comentários:

GorgeousMind disse...

Olá! Nunca comentei no blogue mas acho que esta é a altura certa. Já conhece esta petição?

http://www.gopetition.com/online/28077.html

Let Alexandra Come back to Portugal!

Anónimo disse...

hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....